terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Seleção de Zambia

No dia 12 de Fevereiro de 1993, ocorre uma tragédia com um pequeno país da África, sempre acostumados com a violência e inúmeras guerras civis, além da fome e pobreza extrema, tinham no futebol sua válvula de escape, viam o orgulho de serem zambianos. Sua seleção nacional estava a caminho de um jogo contra Senegal pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1994, competição essa que tinham grandes chances de serem classificados, pois bem o avião que carregava os jogadores e toda a comissão técnica cai sobre a cidade de Libreville, Gabão, deixando o sonho de ir à uma Copa do Mundo distante.
19 anos depois na mesma cidade de Libreville, o povo zambiano pôde sorrir e se orgulhar de seu selecionado nacional novamente, foi um caminho tortuoso até o título, enfrentando grandes potências do futebol africano como Senegal, Gana até chegar na final, onde enfrentaria a poderosa Costa do Marfim, seleção formada por grandes astros do futebol europeu como Didier Drogba, Kolo e Yaya Touré, Tioté, Gervinho...a partida empata e se inicia a decisão por pênaltis. A equipe treinada pelo francês Hervé Renard já estava fazendo história ao chegar ao final, porém existem coisas que só o futebol proporciona, após Gervinho desperdiçar sua cobrança, o meia Stoppila Sunzu converte e dá ao sofrido povo de Zambia uma das maiores alegrias que poderim ter em meio a tanto sofrimento que já passaram.
São coisas simplesmente inexplicáveis, o futebol é muito mais do que um jogo, me perdoem mas quero que vão a merda aqueles que não gostam de futebol. É algo que dispensa comentários, sim, parar na frente da TV para ver um jogo entre países que não tem nada a ver comigo, vibrar por uma seleção, que no cenário mundial é insignificante, afeiçoar-se pelo time que menos tem chances de vencer, mas dá gosto de ver aquela equipe sem jogadores "estrelinha", que joga unida, que tem noção do que representa para seu país. O que me alivia é saber que não estou sozinho, parabéns a vocês que também são fanáticos por futebol. Viva o futebol, viva o futebol jogado com amor, viva Zâmbia!

6 comentários:

  1. Muito bons irmão teria como me mandar esse template?

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a representação, assisti o compacto do jogo, e torci para a Zambia o tempo todo, por causa dessa história deles, foi muito emocionante ver todos os jogadores ajoelhados e cantando na disputa de penaltis.

    Quer parceria? Já add teu link lá.
    http://rnkits.blogspot.com/

    vlw

    ResponderExcluir
  3. Essa camisa é bonita mesmo! Uma combinação de cores bem interessantes... nada que tenha deixado o visual carregado.

    ResponderExcluir
  4. Muito fera o jogo e a postagem, depois que o Drogba errou o penalti sabia que Zâmbia ia vencer. Que empate emocionante no jogo, e vitória mais ainda nas penalidades. Segue essa geração marfinense sem conquistar nenhum título.

    Abraços, e só pq eu tava imaginando em fazer esses kits hoje kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Daniel, mandei um e-mail pra vc a um bom tempo pra tirar uma duvida sobre um orçamento de kits que fiz com vc, dai queria uma resposta, da uma olhada lá, vlw.

    ResponderExcluir
  6. Mto bom o post... tbm kero ki vão a merda akeles ke nap gostam de futebol, somente os ki gostam sabem o ki foi akele jogo, não envolvia somente 2 seleções nacionais e sim a historia de um dos povos mais sofridos do mundo... akela imagem dos jogadores ajoelhados cantando (na vdd akilo era uma oração), não sai da minha cabeça, a superação foi imensa e akilo me emocionou mto, que a Zambia sirva de exemplo para a seleção Brasileira, ja ta mais que provado que estrela não ganha jogo, e sim a vontade e a UNIAO. Parabens pelo post Daniel_Ramone

    ResponderExcluir